PROPOSTA
O grupo Grupo de Estudos e Pesquisas em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET UEFS) pretende contribuir com os processos de formação docente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, dando-lhes condições de promover práticas educativas humanizadoras.
Espera-se construir redes colaborativas entre profissionais que desejem discutir sobre ações pedagógicas, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem e integrem o conhecimento teórico construído na universidade às atividades de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação Básica.
Deseja-se gerar propostas de possíveis soluções de problemas e mudanças de atitudes entre os participantes das pesquisas, professores da Educação Básica e pesquisadores, de modo que atendam, com propriedade, às demandas metodológicas advindas das epistemologias decorrentes dessa nova ordem social, que marca profundamente os tempos atuais.
Nesse intuito, o GEPLET se ramifica em três linhas de pesquisa:
- Formação de professores em diferentes dimensões e espaços educativos
- Letramentos, gêneros textuais/discursivos e tecnologias
- (Multi)letramentos e Pedagogia dos Multiletramentos
Tem-se como objetivo geral:
· Realizar atividades de estudo, pesquisa e extensão no campo da linguagem e das tecnologias digitais, com ênfase nos (multi)letramentos, no âmbito da formação docente, da educação, no contexto do Ensino Básico e da Universidade;
Específicos:
• Desenvolver projetos de pesquisa, da Educação Básica à Universidade, que busquem compreender as concepções, práticas e apropriações de diferentes linguagens em relação com as tecnologias digitais, com ênfase na Pedagogia dos Multiletramentos;
• Propor atividades de extensão (como locus de pesquisa) e pesquisa que visem à formação de professores em/para contextos digitais, ressaltando as implicações dos (multi)letramentos e da inclusão digitais docentes e, por consequência, discentes, bem como as implicações das tecnologias digitais na linguagem e nas práticas de letramentos, necessárias aos sujeitos do contexto educacional;
• Promover a pesquisa continuada sobre (multi)letramentos, gêneros digitais, hipertexto, autoria, leitura, escrita, oralidade, intencionando compreender os processos de ensino e de aprendizagem das práticas de linguagem do impresso ao digital.

